Fazendo a Diferença

Os tempos mudaram, os desafios que surgem hoje são diferentes dos enfrentados até então. Pressão por resultados positivos, exigência crescente de alto padrão de qualidade em atendimento, produtos e serviços, agilidade nas tomadas de decisão, expectativa de vida útil das pessoas aumentando, mudanças nas leis de aposentadoria e principalmente a velocidade da obsolescência da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, são alguns dos desafios encontrados nos dias atuais, entre outros...

A maneira mais eficaz de preparar-se para essa nova realidade é administrar as características pessoais, reavaliar conceitos e conscientizar-se de suas necessidades, desenvolvendo virtudes e competências individuais para lidar com o todo...

A empresa que perceber e souber aproveitar-se destas circunstâncias, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de auto-desenvolvimento, fará a grande diferença no mercado, assim como o profissional empenhado em desenvolver seu potencial pessoal, pois tecnologia e conhecimento estão à disposição de todos. O que realmente faz a diferença é a atitude das pessoas diante das diversas situações do dia-a-dia, a qualificação pessoal.

sábado, 22 de agosto de 2009

PALAVRAS, MOTIVAÇÃO E SUCESSO

Ana Beatriz M. Brito

A pessoa de sucesso vive num estado constante de aprimoramento próprio, pois sabe que a capacidade de renovação e melhoria é importantíssima para quem deseja chegar e manter-se lá. Sabe-se, também, que a comunicação é ferramenta chave para o sucesso em qualquer área de sua vida.
Ao longo de nossas vidas aprendemos palavras e as usamos como se não existissem outras que sejam mais produtivas, mais úteis.
Pesquisas feitas na Universidade da Califórnia mostram que a maneira como a pessoa pensa e as palavras que usa afetam as reações químicas no cérebro, isto é, o que pensamos e falamos afeta nosso cérebro, o que por sua vez afeta nosso estado emocional e a nossa disposição física.
A língua portuguesa é muito rica, nela encontramos palavras que nos movem, nos levam para soluções e outras que nos paralisam, nos causam um sentimento de impotência e, ainda, carregamos essas últimas com uma energia pesada, através de emoções negativas que sentimos e acumulamos nelas cada vez que as recitamos. Então, cada vez que as repetimos nos sentimos mal, temerosos, cansados, pressionados, etc. Elas se tornam rótulos e esse é o caso da palavra problema que pressupõe algo muito difícil, se não impossível, de resolver.
“Ah! É maneira de dizer, mas eu sei que não é assim” ou “É a força do hábito”, muitos dizem! Mas, esses hábitos de expressão criam hábitos de emoção e as emoções é que nos motivam, nos movem aproximando-nos ou afastando-nos de situações, soluções, objetivos...
Nosso cérebro aprende por repetição, então, se você diz uma palavra ou frase com freqüência, você se condiciona a acreditar no que está dizendo. E se você diz algo em voz alta é porque já pensou várias vezes antes de dizê-lo.
Que tal mudar os hábitos de expressão para que você crie emoções que o ajudem?
Diga para você mesmo ”Estou com um problema.” Depois diga: “Estou com uma dificuldade.” E agora experimente dizer: “Estou enfrentando um DESAFIO”. Avalie... Qual destas expressões lhe permite lidar melhor com a situação? Isso ajuda você a mudar a sua atitude diante da situação?
Outra palavra que tem sido bastante usada é crise, mude-a para OPORTUNIDADE e perceba o que acontece.
“Quem vive em estado de problemas e crises vai cavando seu próprio túmulo de impotência para se enterrar e só enxerga a morte. Quem vive em estado de desafios e oportunidades vê soluções, enxerga vida nova.” (Rhandy di Stéfano)
Portanto, escolha palavras e expressões favoraveis e facilite sua jornada.

Referências:
A Essência da Mente, Andreas e Andreas, ed. Sumus, 1993.
Manual do Sucesso total, Rhandy di Stéfano, ed. Elevação, 2ªed, 2000.

Nenhum comentário: