Namorar tem muitos significados e sinônimos e, hoje, ainda lhe foi acrescentado o sinônimo de transar ou relacionar-se sexualmente.
Além dos significados, sinônimos e funções descritas na literatura e popularmente, namorar serve para conhecer o outro, saber quem e como ele/ela é: suas atitudes, paixões, motivações e, também, para autoconhecimento, descobrir quem realmente somos e sobre nossas reações às atitudes do outro e como vivenciamos essa parceria.
Entendo que o namoro é uma fase de avaliação e, se aprovada, uma preparação para uma vida 2 + 1, ou seja: 2. Mantendo sua identidade e individualidade - que precisam ser atendidas e respeitadas, acima de qualquer coisa. 1. Criar e executar um projeto para a nova identidade que surge, o casal, com todas as semelhanças, possibilidades de aprendizado com as diferenças, honestidade, vontade de fazer dar certo, empatia, boa comunicação porque nenhum tem bola de cristal para adivinhar o que o outro gosta ou quer naquele momento, dentre outras; recheado e alimentado por muito amor, carinho, paciência e respeito.
Vale lembrar que 2 + 1 coexistem e que ninguém tem a obrigação de fazer o outro feliz. Ser feliz faz parte do projeto 2 (Identidade e Individualidade), isto é, cada um se faz feliz de verdade e assim aumentam as chances de serem felizes juntos ou no projeto 1 (casal).
Feliz e proveitoso “Dia dos Namorados!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário