Fazendo a Diferença

Os tempos mudaram, os desafios que surgem hoje são diferentes dos enfrentados até então. Pressão por resultados positivos, exigência crescente de alto padrão de qualidade em atendimento, produtos e serviços, agilidade nas tomadas de decisão, expectativa de vida útil das pessoas aumentando, mudanças nas leis de aposentadoria e principalmente a velocidade da obsolescência da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, são alguns dos desafios encontrados nos dias atuais, entre outros...

A maneira mais eficaz de preparar-se para essa nova realidade é administrar as características pessoais, reavaliar conceitos e conscientizar-se de suas necessidades, desenvolvendo virtudes e competências individuais para lidar com o todo...

A empresa que perceber e souber aproveitar-se destas circunstâncias, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de auto-desenvolvimento, fará a grande diferença no mercado, assim como o profissional empenhado em desenvolver seu potencial pessoal, pois tecnologia e conhecimento estão à disposição de todos. O que realmente faz a diferença é a atitude das pessoas diante das diversas situações do dia-a-dia, a qualificação pessoal.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

12. “As pessoas possuem os recursos necessários para fazerem qualquer mudança desejada”.

Ana Beatriz Medeiros Brito

O décima segunda pressuposição da PNL diz respeito à capacidade que cada pessoa possui ou pode adquirir, para alcançar seus objetivos e metas, desenvolver-se e realizar-se criativamente.
Todo ser humano possui todos os recursos que necessita para fazer qualquer mudança, isto é, se uma pessoa pode fazer alguma mudança interna ou externa, outra também pode. Os recursos necessários para tanto, estão disponíveis para todos, basta acessá-los e torná-los disponíveis nos contextos desejados.
Imagens mentais, vozes interiores, sensações e sentimentos são a matéria prima básica para a construção de todos os nossos recursos mentais e físicos. Podemos usá-los para construir qualquer pensamento, sentimento ou habilidade que desejarmos, colocando-os depois nas nossas vidas onde quisermos ou mais precisarmos.
O cérebro da imensa maioria dos seres humanos é similar. Não há grande diferença entre os "gênios" e os indivíduos "normais" além de uma maneira mais eficiente de usar os pensamentos. Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazer também
Os pensamentos e recordações das pessoas, possuem um padrão. Quando a pessoa muda este padrão ou estrutura, sua experiência muda automaticamente. Pode-se neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer outras para que se tornem mais úteis.
O cérebro humano funciona como um computador, quando está triste - roda programa de tristeza; quando alegre, roda programa de alegria.

Utilidade desta pressuposição no dia-a-dia:
De posse deste conhecimento, você pode descobrir como funciona o mapa mental de uma pessoa que tem, é ou se comporta como você gostaria de ter, ser ou se comportar e utilizar este conhecimento a seu favor, tornando o seu mapa semelhante ao dessa pessoa, com as ferramentas e matéria prima citadas acima. Você também passa a saber que não é indefeso ou desmerecedor, você é completamente independente de outros para motivação, conhecimento e aprovação e, portanto, para tornar-se quem quer ser.
Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca terem se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir algum limite, o mundo da experiência vai lhe mostrar.
Com este conhecimento, você também pode ajudar outros a encontrarem suas próprias soluções.

Nenhum comentário:

Emoções Natalinas

  O Natal gera expectativas nas pessoas de todas as idades: Crianças esperam que seus pedidos sejam realizados e alguns deles temem que o Pa...