Fazendo a Diferença

Os tempos mudaram, os desafios que surgem hoje são diferentes dos enfrentados até então. Pressão por resultados positivos, exigência crescente de alto padrão de qualidade em atendimento, produtos e serviços, agilidade nas tomadas de decisão, expectativa de vida útil das pessoas aumentando, mudanças nas leis de aposentadoria e principalmente a velocidade da obsolescência da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, são alguns dos desafios encontrados nos dias atuais, entre outros...

A maneira mais eficaz de preparar-se para essa nova realidade é administrar as características pessoais, reavaliar conceitos e conscientizar-se de suas necessidades, desenvolvendo virtudes e competências individuais para lidar com o todo...

A empresa que perceber e souber aproveitar-se destas circunstâncias, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de auto-desenvolvimento, fará a grande diferença no mercado, assim como o profissional empenhado em desenvolver seu potencial pessoal, pois tecnologia e conhecimento estão à disposição de todos. O que realmente faz a diferença é a atitude das pessoas diante das diversas situações do dia-a-dia, a qualificação pessoal.

domingo, 20 de dezembro de 2009

7. “Maior flexibilidade, maior probabilidade de alcançar o que deseja”

Ana Beatriz Medeiros Brito

O sétimo pressuposto básico da PNL, fala sobre a Lei da variedade necessária, isto é, o sistema ou pessoa com maior flexibilidade, terá maior probabilidade de alcançar a resposta que deseja. Será o elemento controlador ou catalítico de qualquer sistema.
Quanto mais criativa é uma pessoa, maior é o número de opções de que dispõe, mais flexível a pessoa se torna e mais fácil de produzir os resultados desejados, pois tendo mais opções, quando percebe que não está atingindo seu objetivo com aquela alternativa, pode mudar para outra.
Como você espera que coisas diferentes aconteçam se faz sempre a mesma coisa? Desta forma só consegue o que sempre conseguiu. Por isto, diante de um mundo tão grande e fantástico, com tantas opções, é importante que se faça algo novo para que coisas novas aconteçam.
Nos previne Rosa Shafer: "A mudança é a única coisa que oferece novas oportunidades".

Utilidade desta pressuposição no dia-a-dia:
Desenvolver criatividade e flexibilidade, agir sempre no sentido de aumentar as próprias escolhas e dar mais escolhas a outros, torna acessível os melhores resultados.
Diante de um problema, quanto maior o número de alternativas de solução você tiver, maior será sua chance de fazer a melhor escolha. E se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa, seja flexível para garantir o seu sucesso.
“Tente, invente, faça diferente..” Busque o que você quer para você.

sábado, 12 de dezembro de 2009

6. “Não existe o fracasso, apenas feedback e resultados.”

Ana Beatriz Medeiros Brito

O que descrevo como sendo o sexto pressuposto básico da PNL, nos mostra que o fracasso não existe, as pessoas é que consideram as conseqüências diferentes das que desejavam como respostas à seus comportamentos, como fracasso.
Todas as conseqüências e respostas a comportamentos podem ser utilizados como aprendizado.
Uma criança cai 1.620 tombos até aprender a andar. Thomas Edison - quase 1.000 maneiras de como não dá certo fazer lâmpada.
As pessoas funcionam perfeitamente, os erros que cometem não devem ser considerados como fracassos, mas sim como resultados de um processo de aprendizagem.
Para a PNL não existem erros mas tão somente resultados. Cada pessoa possui uma história única que é formada pelo conjunto de suas experiências. O importante é transformar estas experiências insatisfatórias em aprendizado para galgar os degraus do sucesso.
De acordo com Elbert Hubbard, ""Fracassado é o homem que erra e não é capaz de aproveitar a experiência."
Para Tom Chung", "Não existe fracasso, a não ser em não continuar tentando com criatividade e flexibilidade"
Rosalind Russel nos diz que "Os fiascos são parte do cardápio da vida, e eu nunca fui de deixar de provar qualquer prato"
Thomas Edison afirma que: "Não me desencorajo, porque cada tentativa errada descartada é outro passo à frente" .

Utilidade desta pressuposição no dia-a-dia:
Aceitar cada uma de suas ações como sendo o melhor que pode fazer naquele momento e o resultado delas como oportunidade para aprender mais enquanto segue na busca de seus objetivos.
O processo de mudança é em si mutante e permanente, você pode aprender constantemente para se adaptar a um ambiente que não cessa de evoluir.
Lembram os adeptos da PNL ser bastante saudável repetir-se, com freqüência, uma pressuposição que vai contra muitas crenças e, sobretudo, muitas práticas: "O erro é uma etapa do caminho da aprendizagem e, portanto, do êxito". Com efeito, cometer um erro nos permite descobrir o que não sabemos. Há que se afirmar, então, que cometer um erro eqüivale a ganhar uma ocasião de aprender.
Lembre-se: As pessoas de mais sucesso são as que mais erram, as que não se permitem errar não se arriscam o suficiente para fazer uma descoberta.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CRIANDO O 2010 QUE VOCÊ QUER

WORKSHOP


Um dos princípios da Programação Neurolinguística é que “As pessoas são responsáveis pelos seus resultados”. A grande maioria das pessoas se coloca do lado EFEITO da equação da vida, delegando a responsabilidade pelo que lhe acontece de bom ou ruim à algo ou alguém fora de si (economia do país, o governo, marido/esposa, filhos, pai/mãe, chefe, ...), quando poderia colocar-se do lado CAUSA, isto é, escolher o que quer para si e fazer o que é necessário para atingir seus objetivos.
Com certeza não é deixando a vida levá-lo que você vai chegar onde gostaria. Só Você pode criar os resultados que você deseja obter.
A virada do calendário é um artifício ao qual recorremos para marcar tempos imaginários de realizações, então é um período, por excelência, de balanço do que passou e criação do próximo ano.
Este programa foi desenvolvido para ajudar pessoas dispostas a inventar sua vida e realizar suas metas com menor esforço, de forma lúdica, agradável e eficaz.

“A mente humana é uma maquina de previsões e inventar o futuro é sua mais importante função.” (Daniel Gilbert)

CONTEÚDO:
- Revisão revitalizante/fortalecedora/consciente/criativa de 2009
- Limpeza de obstáculos
- A tecnologia da Realização de Metas
- Roda da vida
- Criação de objetivos alcançáveis/realizáveis/atingíveis para 2010

METODOLOGIA:
- Num clima de descontração, o programa é constituído de exposição dialogada, técnicas e vivências com base na Programação Neurolingüística e Coaching.

DATA:
- 09.01.2010

HORÁRIO:
- 9 às 17:00h

LOCAL:
- XV de Novembro, 607, conj. 76 - Ed Itatiaia, Centro, Pelotas/RS

FACILITADORA:
- Ana Beatriz Medeiros Brito - Psicóloga, Master Practitioner em Programação Neurolingüística e Terapia da Linha do Tempo, Certified Personal and Executive Coach, Reikiana Nível III; Consultoria Organizacional, Vasta Experiência em Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Orientação e Acompanhamento de Pessoal; Psicóloga Clínica, Criou e atuou como facilitadora em Seminários; Ministrou curso de PNL no SENAC, Palestras em Seminários Abertos, em Empresas de Grande Porte, para Formandos da Nutrição UFPEL, no Curso Sup de MKT e Varejo da Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas, Colaboradora do Jornal 3º Milênio. Blog: WWW.anabeatrizbrito.blogspot.com

INVESTIMENTO:
- Acessível

INSCRIÇÕES: até 05/01/2010 (3ªfeira)
- Fones: (53) 9986 7003 / 3226 1587
- E-mail: abmbrito@gmail.com

domingo, 6 de dezembro de 2009

5. Os indivíduos têm dois níveis de comunicação: Um consciente e outro inconsciente.

Ana Beatriz Medeiros Brito

A quinta presuposição da PNL, diz respeito á forma como a comunicação consciente e inconciente influenciam nossas interações e relacionamentos.
Recebemos mais de 2 milhões de informações por segundo, percebemos conscientemente 7 +/- 2, as informações restantes entram e permanecem armazenadas no inconsciente tornando-se conscientes quando necessitamos, pensamos ou vivenciamos algo semelhante.
Em consequência disto, muitas vezes temos idéias, pensamentos, lembranças que temos dificuldade de saber de onde vieram.
Também em consequência, quando nos comunicamos com algumas pessoas, temos a nítida impressão de que algo não fecha, não nos convence, existe um desconforto; provavelmente nosso inconciente esteja recebendo alguma informação que conscientemente não estamos percebendo, que pode ser por a pessoa não estar sendo verdadeira ou porque alguma vez aconteceu algum fato semelhante em que nos sentimos enganados em relação ao mesmo assunto tradado ou qualquer semelhança na interação interpessoal.
Também pode acontecer o contrário: entrarmos numa sintonia perfeita com nosso interlocutor pela congruência das informações que nos chegam através de todo nosso sistema sensorial.
Isso acontece porque a mente inconsciente equilibra a consciente, não é maliciosa, é íntegra.

Utilidade desta pressuposição no dia-a-dia:
Quando temos conhecimento dos dois níveis de comunicação, podemos avaliar melhor nossos relacionamentos e podemos também ajustar nossa forma de comunicar para que fique o mais verdadeira possível, pois como disse Abrahan Lincon: “Você pode enganar agumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

COMPARTILHANDO...

Depoimento voluntário de um aluno que participou do Módulo III do curso de PNL no dia 28 de Novembro próximo passado, enviado por e-mail:

Ok belíssmima, sabia e extremamente competente professora-coach de PNL. Assim que possível passarei para pegar meu certificado.

Aproveito para informar que (pra variar) as técnicas utlizadas deram excelente resultado. Minha aversão por organizar meus papéis não existe mais. No momento em que avistei meu carro naquele sábado logo após o término do curso, já tive uma enorme vontade de arrumar uns papéis que estavam na mala do carro e, assim que o carro parou, meus filhos entraram num 'fast food' na bento e eu fiquei organizando não só os papéis, mas TUDO o que havia na mala do carro. Hoje, quatro dias depois da técnica, tenho certeza que este comportamento (o de sentir-me bem organizando meus papéis) já está automático e tranquilo para mim. Minha esposa adorou e ficou muito feliz com essa minha mudança de comportamento. Fantástico!!!

Viva a PNL!!!

Caso precises de algum depoimento, podes usar meu exemplo e/ou me pede, pq tenho várias mudanças mega positivas que a PNL fez em minha vida.

Abração!

Anderson
Profissional de Ed. Física

domingo, 29 de novembro de 2009

4. “A Comunicação é Redundante.”

Ana Beatriz Medeiros Brito

De uma forma ou de outra, as pessoas estão sempre se comunicando, estão sempre transmitindo alguma mensagem, seja pela linguagem verbal ou através de sinais sensoriais tais como olhares, gestos, sorrisos, suspiros, balançar da cabeça positiva ou negativamente, toques, atitudes, etc. Até seus pensamentos são formas de comunicar-se conconsigo mesmo, e eles se revelam aos outros pelos seus olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais.
Seu corpo todo fala, não há como não se comunicar. Ficar calado e olhar para outro lado não representa uma ausência de comunicação, mas uma atitude que terá uma cristalina influência sobre si mesmo, sobre o outro e sobre a conseqüente interação.
Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração e sensações. Estes, por sua vez, afetam nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro.
No final da década de 1930 Alfred Korzybski ressaltou outro aspecto da percepção e comunicação humana: a linguagem. A linguagem modela o pensamento, afirmou, enunciando os princípios da semântica geral. Os outros recebem o que dizemos e fazemos através das suas representações mentais.

Utilidade desta pressuposição em nosso dia-a-dia:
Quando se sabe que corpo e mente são partes do mesmo sistema, podemos ajustar nossa fisiologia para que dê suporte às nossas colocações de linguagem.
Podemos escolher palavras mais adequadas para nos comunicarmos conosco mesmos e com outros e criar o estado que desejamos.
Também podemos, além de ouvir o outro, prestar atenção em sua fisiologia para entender melhor suas colocações, saber se está confortavel ou não com o que está falando ou, até mesmo, obtermos indícios de que está sendo verdadeiro ou não.

sábado, 21 de novembro de 2009

3. “O significado da comunicação é dado pelo receptor.”

Ana Beatriz Medeiros Brito

Este terceiro pressuposto trata de como é feita a interpretação da comunicação.
A comunicação diz respeito a criação de uma experiência no outro e da obtenção de uma resposta dele. Essa experiência e a resposta dependem de como o interlocutor recebe a mensagem do emissor, e não da intenção do emissor. Então, o significado de sua comunicação é a reação, a resposta que você obtém.
O outro recebe o que você emite e interpreta de acordo com seu mapa mental, seu modelo de mundo, isto é, de acordo com a maneira como ele conhece o mundo. Você é responsável por descobrir como o outro funciona para enviar a comunicação de maneira que ele entenda ou processe da forma que você deseja.
Ex.: se você fizer elogio e a pessoa se sentir ofendida, o resultado de sua comunicação foi uma ofensa, um insulto.
Por outro lado, você também responde ao mundo de acordo com seu mapa, ou seja, baseado em seus valores, crenças, atitudes, memórias e conhecimentos.
A comunicação mal compreendida na área afetiva, profissional ou qualquer outra, pode criar estados emocionais desfavoraveis e gerar grandes confusões ou prejuízos. Charles Schwab disse: "Pagarei mais pela habilidade de um homem em se expressar do que por qualquer outra qualidade que ele tiver".

Utilidade desta pressuposição em nosso dia-a-dia:
Observar como a nossa comunicação é recebida nos permite conhecer o outro e ajustar a linguagem da mensagem para que da próxima vez ela possa ser mais eficiente e eficaz. Buscar decodificar corretamente o que o outro comunica através de análise de seu mapa e questionamento, desenvolve flexibilidade, evita mal entedidos e, ainda, ajuda a desenvolver esse talento tão necessário para o sucesso, que é a habilidade de expressão e entendimento.
A habilidade na comunicação nos permite detectar os processos mentais e os microssinais comportamentais para poder enfrentar as mais diferentes situações e melhorar o entendimento com as pessoas, evitando julgamentos errôneos e aumentando a chance de conseguirmos o que queremos com maior rapidez.

sábado, 14 de novembro de 2009

2. “Os indivíduos processam todas as informações através de seus cinco sentidos”

Ana Beatriz Medeiros Brito

Este Pressuposto nos informa sobre como processamos a realidade.
As informações nos chegam através dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e todas as distinções que somos capazes de fazer a respeito do nosso meio interno e externo e do nosso comportamento, podem ser representadas através de nossos sistemas sensoriais, isto é, as pessoas recebem, aprendem, codificam, armazenam e comunicam, através dos cinco sentidos.
Algumas pessoas tem maior facilidade de processar informações que chegam através do canal de percepção visual, ou seja, através de imágens, cores, formas, dimensões; outras através do canal auditivo, ou seja, sons, palavras ou tonalidades; outras ainda, registram com maior facilidade o que chega pelo canal cinestésico, isto é, informação tátil, olfativa, gustativa ou de movimento interno ou externo.
Este é um dos motivos dos modelos de mundo das pessoas serem tão diferentes entre si e das pessoas terem dificuldade de se comunicar com algumas outras ou de se entenderem; provavelmente estejam se comunicando em canais diferentes uma das outras.

Utilidade desta pressuposição em nosso dia-a-dia:
Quando sabemos qual o nosso canal preferencial, podemos utilizá-lo melhor para estudar, para nos comunicarmos conosco mesmos e, ainda, desenvolver os outros canais, o que é o ideal.
Quando descobrimos o canal preferencial da pessoa com quem estamos nos comunicando, fica mais fácil nos fazermos entender ou de influenciarmos o outro.
Quando aprendemos a utilizar todos os canais, comunicamo-nos bem com muitas pessoas ao mesmo tempo, o que é útil, principalmente para professores, palestrantes, profissionais de comunicação, etc

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A PNL, SUAS PRESSUPOSIÇÕES E O NOSSO DIA-A-DIA

Ana Beatriz Medeiros Brito

Sempre buscando aprimorar resultados, estou reescrevendo artigos sobre os pressupóstos básicos da PNL e postanto no blog, espero que assim fique mais fácil a sua compreenção.
Programação Neurolingüística (PNL) é definida como sendo o estudo da estrutura da nossa experiência subjetiva. A ciência e a arte de eliciar a excelência do ser humano. A ciência da comunicação compreendida e útil, que produz mudanças positivas e resultados pessoais vantajosos. Um meio rápido e eficaz de realizar mudanças desejadas por qualquer pessoa que queira superar seus antigos limites, transpor a inércia e o medo, atingir níveis de realizações que antes pareciam impossíveis.
Outras definições rápidas: “A arte e a ciência da comunicação.” “A chave da aprendizagem.” “É sobre relacionar-se com os outros.” “É o caminho para alcansar os resultados que você almeja em todas as áreas de sua vida.” “Influenciar os outros com honestidade.” “Um manual para seu cérebro.” “O segredo das pessoas de sucesso.” “O caminho para criar seu próprio futuro.” “A PNL ajuda as pessoas a entenderem sua realidade.” “O kit de ferramentas para a mudança pessoal e organizacional.” (Do livro: Programação Neurolinguística para Leigos, Romilda Ready e Kate Burton, Alta Books, RJ, 2009)
A PNL se constitui de técnicas avançadas e profundas de comunicação e mudanças para obtenção do sucesso pessoal em qualquer área da vida: administrativa, pedagógica, de saúde mental, emocional ou física, relacionamento, autodesenvolvimento, etc, porém essas técnicas devem ser administradas por uma pessoa treinada, não é auto-ajuda para quem não tenha os conhecimentos básicos, como tem sido confundida por algumas pessoas.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA PNL

A PNL não diz respeito somente a padrões, diz respeito também a atitudes e a agir com base naquilo em que se acredita. Crenças, valores e pressuposições servem para que você os use para orientar sua vida.
Como toda ciência, a Programação Neurolingüística possui pressupostos e crenças que fundamentam a técnica. A primeira pressuposição é assunto deste artigo:

1. “Os indivíduos operam a partir de sua representação interna do mundo.”

Esta é considerada a pressuposição mais importante da PNL e quer dizer que as pessoas respondem às suas experiências ou à forma como experenciam a realidade, não à realidade em si.
Os critérios que as pessoas utilizam para fazer escolhas, relacionar-se, interpretar o comportamento do outro, avaliar pessoas e situações, suas sensações sobre o mundo não são baseadas no mundo real e sim na percepção que essas pessoas têm do mundo. As pessoas reagem à sua percepção ou representação da realidade, como se ela fosse a realidade em si mesma, então pode haver distorção. Por isso, duas ou mais pessoas podem participar de um mesmo evento e descrevê-lo de forma bem diferente, uma da outra.
Isto tem a ver com o postulado: “o mapa não é o território que ele representa”, pois se você olhar o mapa de um país não estará olhando para o país, mas sim para a representação dele, que nem sempre é fiel. Ao olhar o cardápio do restaurante, não estará olhando para a comida, mas para a sua representação e, mesmo assim, pode salivar. Do mesmo modo, quando você julga alguém ou o interpreta, o está fazendo de acordo com o seu mapa de realidade que nem sempre corresponde à realidade em si ou à percepção que a outra pessoa tem da realidade.
Nossas emoções são criadas por nossos mapas, é o mapa e não o território que geram sentimentos, é a forma que você reage aos acontecimentos que determina seus sentimentos, portanto só você pode criar qualquer espécie de estado interno em você.
Assim a grande maioria das pessoas se comporta consigo mesmas, com as pessoas que as cercam e nas situações do dia-a-dia, reagindo às situações interpretando-as a partir de seu mapa mental, seu modelo de mundo, seu ponto de vista contaminado pelas suas experiências positivas ou negativas, ou seja, pelos registros que faz das suas vivências, pelas crenças que acumula de percepções e generalizações errôneas ou não, pelas interpretações feitas dos fatos cotidianos, erradas ou não, pelo seu código de valores invertidos ou não, como se este ponto de vista fosse a verdade absoluta.
Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações de cada pessoa, são diferentes porque cada um percebe a realidade de acordo com a sua experiência de mundo e a boa noticia é que esses mapas podem ser atualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo.

Utilidade desta pressuposição em nosso dia-a-dia:

De posse destas informações, podemos: conhecermo-nos melhor para atingir nossos objetivos, conhecer as pessoas antes de avaliá-las, descobrir porque as pessoas percebem as coisas e reagem de maneira diferente de nós, aprender a respeitar os valores e as crenças dos outros, permitir que tenham suas próprias opiniões e desejos, melhorar nossa comunicação com as outras pessoas de forma a fazermo-nos entender por elas. Enfim, tomar consciencia de que, entre outras coisas, que a nossa verdade pode não ser universal.
Sendo assim, que tal, em vez de julgar, observar e aprender?
Se seu estado interno ou emocional não o está satisfazendo, como seria se encontrasse uma nova versão para sua experiência buscando mudar sua forma de examinar o mundo que o cerca?
Nas próximas edições, você terá oportunidade de conhecer os outros pressupostos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pelotas, Pelotas...

Ana Beatriz Medeiros Brito

Lendo a carta de André Luis Leite na Tribuna do Povo, do Diário da Manhã de 02 de março de 2007, me aguçou a vontade de também expressar a minha visão e anseios em relação à esta cidade que desperta tantas opiniões controversas. Alguns vêem Pelotas como um grande pólo de negócios, outros como uma cidade decadente. Por que será?
Pela localização estratégica, Pelotas oferece grandes possibilidades, Pela forma como as autoridades e seus moradores conduzem as coisas, muitas possibilidades se perdem.
Para atender as exigências do mercado, cada vez mais as pessoas de qualquer idade investem, muitas vezes mais do que poderiam, em cursos de graduação, especialização e pós graduação, aqui ou em centros maiores, e precisam sair de Pelotas para receberem o reconhecimento pelo seu esforço.
Os que ficam batalham para adquirirem a tão exigida experiência - união da teoria com a prática - mas não são reconhecidos em suas competências nem valorizados como profissionais, o salário que lhes é oferecido não cobre o investimento na educação. Isso acontece também com quem sai daqui para estudar fora e retorna à Pelotas cheio de sonhos.
Alguns profissionais fazem sua formação em Pelotas e alcançam o sucesso fora daqui como profissionais liberais ou em cargos importantes em empresas públicas ou privadas, e ninguém toma conhecimento.
A população de Pelotas não reconhece os talentos de seus filhos, não acredita em sua capacidade e demonstra isso quando alguém daqui divulga uma palestra, seminário ou curso, poucas vezes consegue um número de inscrições que torne viável a sua realização, quando anunciam um palestrante vindo de outros centros, lotam o local, faltam ingressos. E para cursos ou seminários fora daqui ou oferecidos por forasteiros, pagam fortunas.
As pessoas financeiramente mais favorecidas buscam fora serviços médicos, odontológicos, psicológicos, entre outros, quando aqui se encontram grandes profissionais, com curriculum riquíssimo e muita competência.
Os Empresários de Pelotas quando necessitam de consultoria ou assessoria, buscam nos grandes centros, profissionais que, não conhecendo realidade local, falam bonito, cobram muito e fazem pouco, muitas vezes até porque a empresa não se abre, não mostra sua cultura, sua real situação. Estas empresas, em sua maioria, mantém no seu quadro funcional, profissionais capacitados que nem sequer são ouvidos, muito menos consultados.
Eu não sou pelotense de nascimento, mas o sou de coração, escolhi Pelotas para estudar, trabalhar e morar por acreditar que Pelotas oferece chances, pois apesar das dificuldades que citei acima, também vejo o outro lado, onde muitos profissionais já descobriram o caminho e conquistaram o seu espaço.

Publicado no Diário da Manhã em Março de 2007

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA

A Programação Neurolingüística - PNL, ou simplesmente Neurolingüística é uma tecnologia de vanguarda que utiliza métodos e processos para determinar os padrões utilizados pelas pessoas na geração de seus comportamentos e na obtenção dos resultados desses comportamentos.

CURSO DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

O curso de Programação Neurolinguística (PNL) é composto por cinco (5) módulos em sequência, portanto o Módulo I é pré-requisito do módulo II e assim sucessivamente. Todos os módulos são direcionados à aprendizagem e mudança.
Cada módulo tem o mesmo valor, é realizado em um dia, geralmente aos sábados e os participantes recebem um certificado de participação correspondente àquele módulo, o que o desobriga de participar dos outros, se o conteúdo não o interessar.
Durante o curso são solicitados a escolherem a data do próximo módulo, visando atender aos interesses de todos.

Nos módulos do curso de PNL, você aprende:

MÓDULO I: Este módulo é introdutório, onde o participante aprende os fundamentos da PNL, que são importantes para a utilização das técnicas. Sem este conhecimento as técnicas só funcionarão por acaso.
Neste módulo, também, o participante adquire melhor compreensão de si mesmo e das pessoas, aprendendo como funcionam e, com isso, pode melhorar sua comunicação consigo mesmo e com outras pessoas. Também aprende técnicas para mudança de estado emocional.

MÓDULO II: Neste módulo o participante aprende a fazer acontecer, através da tecnologia para criar “Objetivos Espertos”, a melhorar seus relacionamentos, conquistar e liderar pessoas através “Arte do Rapport”, além de outras tecnologias que contribuirão com seu aprimoramento.

MÓDULO III: Neste módulo o participante descobre aspectos muito importantes para a mudança, como por exemplo, o que faz uma pessoa querer e decidir mudar e porque algumas pessoas, mesmo percebendo a necessidade de fazer mudanças em sua vida, não conseguem mudar.
Além dessas descobertas, técnicas para facilitar a mudança e técnicas para fazer mudanças efetivas na sua vida e das pessoas que quiser ajudar.

MÓDULO IV: Entre outras coisas, o participante aprende técnicas para levantar e mudar Valores e Crenças, expandindo suas possibilidades; um instrumento que lhes permitirá conhecer-se melhor e ao outro, descobrindo os Metaprogramas que usa. Isso é importante para autoconhecimento, para sua própria evolução, conhecimento dos subordinados, alunos, pacientes, pessoas que lhes cercam, seleção de pessoal para formar equipes... o que facilita seu trabalho e lhe será útil nas mais diversas situações, como: auto-motivação, na motivação de outras pessoas, nos padrões de modelagem de excelência, na seleção e contratação de candidatos e na formação de times, na escolha profissional, na comunicação tanto para entender como para se fazer ouvir por outra pessoa, para construir Rapport rapidamente, na influência, em vendas, etc.

MÓDULO V: Este módulo é dedicado a ensinar ao participante a missão de seu inconsciente e uma poderosa ferramenta da comunicação, que é a linguagem, através da qual ele aprende a fazer perguntas precisas para receber respostas e informações de alta qualidade; manter Rapport e demonstrar interesse pelo seu interlocutor, bem como a arte de usar palavras que transformam.

Emoções Natalinas

  O Natal gera expectativas nas pessoas de todas as idades: Crianças esperam que seus pedidos sejam realizados e alguns deles temem que o Pa...