Fazendo a Diferença

Os tempos mudaram, os desafios que surgem hoje são diferentes dos enfrentados até então. Pressão por resultados positivos, exigência crescente de alto padrão de qualidade em atendimento, produtos e serviços, agilidade nas tomadas de decisão, expectativa de vida útil das pessoas aumentando, mudanças nas leis de aposentadoria e principalmente a velocidade da obsolescência da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, são alguns dos desafios encontrados nos dias atuais, entre outros...

A maneira mais eficaz de preparar-se para essa nova realidade é administrar as características pessoais, reavaliar conceitos e conscientizar-se de suas necessidades, desenvolvendo virtudes e competências individuais para lidar com o todo...

A empresa que perceber e souber aproveitar-se destas circunstâncias, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de auto-desenvolvimento, fará a grande diferença no mercado, assim como o profissional empenhado em desenvolver seu potencial pessoal, pois tecnologia e conhecimento estão à disposição de todos. O que realmente faz a diferença é a atitude das pessoas diante das diversas situações do dia-a-dia, a qualificação pessoal.

sábado, 2 de maio de 2009

Terapia da Linha do Tempo

Ensinada e difundida nos cinco continentes, em mais de 100 centros de formação credenciados, a Terapia da Linha do Tempo - TLT, criada a partir de 1985 por Ted James, um dos co-criadores da Programação Neurolingüística, é considerada uma das mais belas e poderosas terapias desenvolvidas dentro das modernas pesquisas sobre a mudança emocional. A rapidez com que são efetuadas as mudanças efetivas surpreende seus usuários. Portanto, é uma excelente forma de terapia breve.

Sabe-se que a dificuldade das pessoas em conquistarem seus objetivos e realizarem seus desejos, está diretamente ligada a falta de especificação dos seus objetivos, decisões limitantes e a emoções negativas. As emoções negativas existem devido às experiências negativas passadas, com as quais não aprenderam. A TLT possibilita a limpeza dessas experiências transformando o acúmulo dessas emoções negativas, sendo as principais: raiva, tristeza, mágoa, medo e culpa, em aprendizados que servirão de recursos futuros e a mudança de decisões limitantes para decisões que impulsionam. Limpa-se o acúmulo, pois sempre precisaremos das emoções como sinal de alerta.

A Terapia da Linha do Tempo trabalha com o conceito de “causa-raiz”. Encontra de maneira direta o evento mais antigo de um encadeamento emocional limitante, que é reestruturado de modo a substituir as emoções de todo o encadeamento por aprendizados e compreenções, como explica George Vitorio Szenészi.

Aqueles que se utilizam desta técnica, que tem sido um instrumento eficaz para que qualquer pessoa organize sua vida de maneira que possa realizar seus projetos, podem conhecer e controlar sua máquina interna do tempo, aprender a acessar seu inconsciente, eliminar decisões empobrecedoras, livrar-se do poder destrutivo das culpas, neutralizar tristeza do passado, mover-se do medo para o poder, dissipar efeitos de experiências negativas, reavaliar programações inapropriadas, aprender a traçar objetivos claros e motivadores e, com isso, estabelecer e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, criar relacionamentos ideais, construir a carreira desejada, atingir objetivos espirituais, aumentar sua renda, cuidar da saúde, manter um peso ideal, transformar desafios em realizações, alcançar metas profissionais, comprometer sua equipe de trabalho com resultados desejados.

“A idéia de “linha do tempo” surgiu com Aristóteles na Antiga Grécia, em seu trabalho “Física IV”. William James escreveu sobre este tema em 1890. Mais recentemente o americano Tad James PhD, desenvolveu a Terapia da Linha do Tempo integrando os conceitos de Linha do Tempo, de William James e de Perspectiva Temporal das Emoções, de Leslie C. Bandler, com a incorporação da linguagem desenvolvida pelo criador da moderna hipnose clínica e terapia estratégica, Milton Erickson, MD. Trata-se de uma técnica simples e revolucionária de usar estes conceitos para neutralizar emoções negativas e solucionar problemas emocionais.

Referências Bibliográficas: “A Terapia da Linha do Tempo”, Tad James e WyattWoodsmall (ed. Eko); Golfinho, informativo de PNL; Metaprocessos.

(artigo publicado no portal 3º Milênio em abril/2002)

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde,

Gostaria de saber qual o contato telefônico para informações sobre TLT ou PNL.

Grata,
Aline Radtke

Ana Beatriz disse...

Oi Aline!
(53) 9986 7003 (Tim)
8401 8704 (Oi)
abmbrito@gmail.com

Hugo e Ivone Homrich disse...

Meu marido e eu fizemos o curso e foi um aprendizado excepcional. A vivencia de outras pessoas aliadas a nossa, acrescentou expectativas muito encorajadoras para o futuro. Ana Beatriz é uma profissional competente e íntegra, estamos muito felizes nessa nova caminhada. Hugo e Ivone Homrich

Emoções Natalinas

  O Natal gera expectativas nas pessoas de todas as idades: Crianças esperam que seus pedidos sejam realizados e alguns deles temem que o Pa...