Fazendo a Diferença

Os tempos mudaram, os desafios que surgem hoje são diferentes dos enfrentados até então. Pressão por resultados positivos, exigência crescente de alto padrão de qualidade em atendimento, produtos e serviços, agilidade nas tomadas de decisão, expectativa de vida útil das pessoas aumentando, mudanças nas leis de aposentadoria e principalmente a velocidade da obsolescência da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, são alguns dos desafios encontrados nos dias atuais, entre outros...

A maneira mais eficaz de preparar-se para essa nova realidade é administrar as características pessoais, reavaliar conceitos e conscientizar-se de suas necessidades, desenvolvendo virtudes e competências individuais para lidar com o todo...

A empresa que perceber e souber aproveitar-se destas circunstâncias, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de auto-desenvolvimento, fará a grande diferença no mercado, assim como o profissional empenhado em desenvolver seu potencial pessoal, pois tecnologia e conhecimento estão à disposição de todos. O que realmente faz a diferença é a atitude das pessoas diante das diversas situações do dia-a-dia, a qualificação pessoal.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trajetória

Natural de São Lourenço do Sul (RS), dos 8 aos 10 anos residiu em Santa Vitória do Palmar, retornando à São Lourenço para continuar os estudos até completar o 2º Grau.

Mudou-se para Pelotas (RS) em 1975 para cursar a universidade. Em 1978 participou do “curso de Emaús” e continuou como dirigente do Movimento por 12 anos – como monitora de grupos e palestrante –, tendo ainda participado da diretoria do secretariado no biênio 86/87.

Em 1980 formou-se em “Psicologia” pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Nos dois anos seguintes atuou como voluntária na comunidade do Rosário, em Pelotas, trabalhando com grupo de mulheres, enquanto prestava serviços para a Cooperativa Arrozeira Extremo Sul.

Em 1983 ingressou na Cooperativa Arrozeira Extremo Sul, atuando como auxiliar de pessoal, no setor de Recursos Humanos, e em 1985 passou a exercer a função de Psicóloga Organizacional, responsável pelo recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, orientação e acompanhamento de funcionários, função que exerceu até Outubro de 2006.

Entre 1988 e 1990, participou e acompanhou diversas turmas do “Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, com foco em integração, iniciativa, criatividade e liderança, ministrados por Edela Lanzer Pereira de Souza, Psicóloga e Instrutora do CENEX (Centro de Desenvolvimento de Executivos), aos líderes e técnicos das empresas do complexo Extremo Sul.

Em 1991, concluiu a formação em “Treinamento e Desenvolvimento”, com a mesma instrutora, às psicólogas das empresas Extremo Sul.

Em sua trajetória de contínua e incessante busca por aperfeiçoamento e atualização, participou de diversos encontros, palestras, workshops, cursos, seminários e grupos de estudo, nas mais diversas áreas da Psicologia.

Seu primeiro contato com a Programação Neurolingüística (PNL) se deu em 1992. Encantada com a beleza, a objetividade e eficácia das técnicas de PNL, em 1994 fez a formação de “Practitioner de Programação Neurolingüística” e montou consultório clínico, aplicando e desenvolvendo seus novos conhecimentos. Completou a formação como “Master Practitioner Organizacional e Terapeutico de Programação Neurolingüística” em 1996. No mesmo ano participou do “Seminário Internacional Líder Visionário”, ministrado por Robert Dilts, um dos co-criadores da Programação Neurolingüística.

Em 1997, participou do “Curso de Valores – Alinhando sua Estrutura Inconsciente”, “Gestão da Qualidade” e ministrou curso “Programação Neurolingüística - A Nova Realidade”, no SENAC, Pelotas.

Completou a formação em “Terapia da Linha do Tempo (TLT)” em 1998, sendo credenciada pela Time Line Therapy Association como “Master Practitioner de Terapia da Linha do Tempo”. Ainda em 1998, completou o curso de “Hipnose Clínica II” e cursou “PsicoNeuroImunologia e o Mito da AIDS”. Neste ano, também, participou do curso “Psicologia de Vendas”, “Curso Avançado de Atendimento” e “Marketing de Relacionamentos”

Em 1999, participou do Seminário “O Desafio da Consultoria Organizacional” em Florianópolis e do Workshop de Hipnose Ericksoniana – Técnica e Prática.

Em 2000 participou do Programa The Human Element, realizado pelo CENEX (Centro de Excelência Empresarial), ministrado por Aquilino Sehn.

Em 2001 participou do seminário “Criando Outras Realidades, Despertando suas Potencialidades com PNL e Huna” – psicologia havaiana – e recebeu a iniciação de “Reiki Nível III”. E, ainda, ministrou Workshop de “Motivação e Integração” para as funcionárias da Casa da Criança São Francisco de Paula

Em Setembro de 2002, palestrou na XXI Semana Acadêmica da Nutrição, sobre “A Importância da PNL nas Relações Interpessoais”

Em 2003, participou do “1º Encontro de Reiki”, do “Curso Vivencial de Auto-estima”, e participou como palestrante no “1º Encontro Holístico Vivencial”, com o tema: “A PNL e o Processo de Transformação Pessoal”, em Pelotas.

Em 2004, fez o curso de “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPC” do SENAI, Curso Básico de “Essências Vibracionais Larimar” e fez formação em “Coaching Integrado”, ministrado por Rhandy Di Stéfano, recebendo o credenciamento de Certified Personal and Executive Coach pelo Instituto Zelia Villarinho e reconhecido pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Em 2005 participou do curso de “Florais Pelo Método Radiestésico”. Realizou palestra sobre “Mercado de Trabalho na Atualidade”, para os alunos do curso de Cidadania no Lar de Jesus.

Em 2006 palestrou sobre “Relações Interpessoais no Trabalho”, para os alunos do Curso superior de Marketing de Varejo, na Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas.

Em 2007, Participou do curso de “Instrumentos de Avaliação Psicológica – Atualização e Prática”.

De Abril à Dezembro de 2008, participou do curso de “Física Quântica no Cotidiano” e desde então, dedica-se ao estudo e prática desta disciplina, dentre outras.

Em Agosto de 2010, participou do curso de "Gestão e Liderança", na FGV.

Em Outubro de 2010, Participou do Curso de Ho'Oponopono, Luz Crística

Criou e atuou como facilitadora em diversos seminários, workshops e palestras, visando desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais, dos participantes.

3 comentários:

Ana Beatriz disse...

cheguei

Unknown disse...

Oi Bia!!!
Estou no site lendo as tuas belíssimas e profundas colocações. Sou tua "fazona". Um dia eu chego lá!
Feliz Natal!Obrigada pela mensagem, sempre inspiradora.
beijos
ivone

Anônimo disse...

Retificando: "fanzona". Bjs
ivone

Emoções Natalinas

  O Natal gera expectativas nas pessoas de todas as idades: Crianças esperam que seus pedidos sejam realizados e alguns deles temem que o Pa...